Fort Lauderdale – EUA: Desembarque, imigração e chave do carro na mão! 4


Foto do Aeroporto de Fort Lauderdale

Se você está chegando aos Estados Unidos de avião pela primeira vez e pretende alugar um carro, esse artigo lhe dá as informações detalhadas, passo a passo, para o desembarque, desde o momento em que você pisa em terra firme até você pegar as chaves no balcão da locadora de automóveis, passando pelas famosas entrevistas de imigração e alfândega. Embora o roteiro geral se aplique à chegada em qualquer aeroporto, há algumas fotos e informações detalhadas que se aplicam especificamente ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale (FLL), na Florida, Estados Unidos.

As informações específicas sobre o Aeroporto FLL nesse artigo estão destacadas em retângulos de fundo cinza e com texto em letras de tamanho menor, como abaixo. Assim, se sua chegada não for por esse aeroporto, você poderá pular essas explicações e se concentrar nas demais informações, que se aplicam a qualquer aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale-Hollywood fica em Dania Beach, a 5 km do Centro financeiro de Fort Lauderdale, no Condado de Broward, Flórida, Estados Unidos, a 33 km ao norte de Miami. A localização do aeroporto próximo a Miami e aos terminais marítimos de Port Everglades atrai turistas com destino ao Caribe e o coloca na lista dos 50 mais movimentados do mundo.

Se você tiver um voo de conexão nos Estados Unidos, de modo a chegar em uma cidade e de lá seguir para outra cidade que será o seu destino final, você passará pelo processo de imigração e alfândega apenas na cidade de chegada aos Estados Unidos. Isso quer dizer que você passará pelos passos 1 e 2 abaixo apenas uma vez, no primeiro aeroporto em terras estadunidenses e depois só passará pelos passos 3 e 4 no aeroporto de destino final de sua viagem.

No exemplo do mapa abaixo, se você vai do Brasil (Rio de Janeiro, por exemplo) com destino a Miami com escala em Atlanta, terá que passar pela imigração e alfândega somente em Atlanta, que é o seu primeiro destino dos Estados Unidos. Depois, você despacha a suas bagagens para Miami e embarca em um voo doméstico, pegando suas malas e indo direto para o balcão da locadora de automóveis sem ter que passar pela imigração e alfândega quando chegar lá.

Desde o desembarque até você chegar à locadora para pegar as chaves do carro que você reservou, você deve seguir os quatro passos descritos a seguir.

PASSO 1: Desembarque e passe pelo controle de imigração

1.1- O formulário  6059B

Ainda durante o voo, os comissários de bordo lhe entregarão o formulário 6059B, de declaração de alfândega, que você deverá preencher (leve caneta, portanto, para facilitar) e entregar ao agente quando chegar sua vez na fila da imigração e na fila da alfândega, conforme será descrito em detalhes nos passos 1.4 e  adiante. Só é necessário apresentar um formulário por família. Se você rasurou ou perdeu ou não recebeu o formulário no avião (se estiver dormindo, por exemplo, na hora da distribuição), é possível obter formulários em um balcão que fica no salão onde as pessoas ficam na fila. Nesse salão há banheiro e agentes do aeroporto e das companhias aéreas que ficam orientando as pessoas na fila e podem responder perguntas sobre o preenchimento do formulário. Todos os passageiros devem declarar, nesse formulários, valores em espécie ou outros instrumentos monetários superiores a US $ 10.000. Não se esqueça de colocar a data e assinar o formulário no espaço reservado para tal, no final do mesmo e leve separado o endereço do primeiro hotel onde você vai se hospedar nos Estados Unidos, pois será necessário preencher esse endereço no formulário.

Passageiro preenchendo formulário 6059B no avião

Passageiro preenchendo formulário 6059B no avião

 1.3- A fila inevitável

Ao desembarcar, siga a multidão e entre na fila da imigraçao (US Customs and Border Protection). Há uma sinalização que identifica claramente as duas filas existentes, como pode ser visto na foto abaixo: uma fila para cidadãos americanos (US Citizens) e residentes permanentes (Permanent Residents) e outra para os demais (All Other Passports ou simplesmente  Visitors). Você deve ficar atento para não pegar a fila errada e perder tempo.

Dicas

  • Não é permitido usar o celular, filmar ou tirar fotos enquanto estiver na fila. Há placas informando isso no salão onde fica há fila e há oficiais da imigração circulando pelo local, portanto, mantenha o celular desligado;
  • Normalmente há banheiros e bebedouros no salão e se você for utilizá-los, é melhor fazer isso logo no começo, para não correr o risco de estar ausente na hora de chegar a sua vez na fila;
  • Separe os passaporte e os deixe aberto na página do visto americano para facilitar o trabalho do oficial da imigração que irá atendê-lo;
  • As pessoas que foram relacionadas em um mesmo formulário 6059B devem se aproximarem juntas e entregarem todos os passaportes juntos quando chegar a sua vez na fila, porém, pessoas que estão viajando juntas mas são de famílias diferentes, ou seja, preencheram formulários 6059B separados, devem ser atendidas separadamente;
  • É bom ter em mãos e o bilhete de sua passagem de volta e as reservas de hotel onde vai ficar, em especial com o endereço onde você pretende se hospedar e demais informações relacionadas ao seu roteiro de viagem;
  • Se o seu visto americano válido estiver em um passaporte antigo, já expirado, entregue os dois passaportes ao oficial da alfândega: O passaporte novo, válido e o passaporte antigo com o visto válido;
  • O serviço de imigração americano (CBP) mantém e publica estatísticas sobre o processo de imigração para os maiores aeroportos de entrada nos Estados Unidos. Essas estatísticas incluem o tempo médio e máximo de espera na fila da imigração a cada hora do dia, quantos visitantes foram atendidos, de quantos foram recusadas as entradas nos Estados Unidos, quantas cabines estavam abertas e o número de voos atendidos. Para consultar esse relatório de qualquer período, preencha o formulário CBP Report Waiting Times com o aeroporto e o intervalo de datas desejado.
Fila para entrevista de imigração nos Estados Unidos

Fila para entrevista de imigração nos Estados Unidos

O Aeroporto FLL é pequeno e não está preparado para atender os passageiros no horário de pico, portanto, esteja preparado para enfrentar longas filas. Não é a toa que esse aeroporto recebeu nota 5,3 numa escala de 0 a 10 baseada nas opiniões registradas no site da SKYTRAX, uma empresa de consultadoria Inglesa, com sede em Londres, cuja principal atividade é a análise do mercado da aviação. Você pode ler a opinião (em inglês) de pessoas que já usaram os serviços desse aeroporto no site de avaliações da Skytrax.

 1.4- Quando chegar a sua vez

Quando você for o próximo, aguarde atrás da placa ou da faixa no chão e fique atento ao agente que estiver organizando a fila, ou ao painel de identificação de local livre ou aguarde que um oficial lhe chame. Quando for chamado você pode ir com toda a família, ou seja, com todas as pessoas consideradas no formulário 6059B.

Chegando à sua vez, o agente da imigração americana vai pedir que você se aproxime do balcão e lhe fazer algumas perguntas, por exemplo, qual o propósito e a duração da sua viagem, que cidades você vai visitar e quanto em dinheiro você está levando consigo. Depois de respondidas essas e outras eventuais perguntas você e os demais de sua família talvez sejam convidados a colocar os dedos indicadores de cada mão em um coletor de digitais e a posar para uma foto digital do rosto. Depois, se tudo correr bem,  vocês terão seus passaportes e também o formulário 6059B carimbados com a data de entrada, a classe da sua permanência (e.g. B2 – Turismo) e a data até a qual cada um está autorizado a permanecer nos Estados Unidos. Os seus documentos então lhes serão devolvidos e você e seus familiares serão então liberados para irem pegar as malas.

Carimbo do oficial da imigração

Carimbo do oficial da imigração

Dicas

  • Fique atento ao oficial e atenda prontamente aos seus pedidos
  • Responda as perguntas com seriedade e objetivamente
  • Procure não conversar com as pessoas de sua família e especialmente não fazer piadas
  • Se não souber inglês e não conseguir entender as perguntas, quem estiver te atendendo provavelmente pedirá que você espere e solicitará um oficial que fale espanhol ou português
Oficial da imigração atendendo um passageiro que acaba de chegar aos Estados Unidos

Oficial da imigração atendendo um passageiro que acaba de chegar aos Estados Unidos

Se o oficial da imigração decidir que você deve passar por um exame mais criterioso o seu passaporte, bem como o dos demais da sua família poderão ser colocados em uma pasta de plástico vermelha e vocês são convidados a se dirigirem a uma salinha separada para um entrevista mais detalhada, mesmo que esteja tudo certo com a sua documentação. Se isso ocorrer, você terá apenas que gastar um pouco mais de tempo para responder mais perguntas e talvez lhe seja solicitados documentos adicionais. Siga as dicas abaixo e, se tudo estiver certo, você será liberado.

Dicas

  • Mantenha a calma e continue atento às instruções dos oficiais
  • Diga sempre a verdade para não cair em contradição
  • Continue respondendo as perguntas objetivamente e com seriedade, mesmo que as perguntas pareçam ingênuas ou piadas. Os oficiais nunca fazem perguntas ingênuas.
  • Não questione sobre o porquê das perguntas que estão sendo feitas nem reclame se for feita uma mesma pergunta mais de uma vez. Isso é normal
  • Se estiver viajando em grupo, lembre-se de combinar antecipadamente um local de encontro caso alguém fique retido na sala de entrevistas por algum tempo. Não é permitido esperar pelos demais no local onde você vai pegar as malas, então, você terá que combinar um local no salão de desembarque do aeroporto, no local de retirada do carro ou diretamente no hotel onde vão se hospedar. Se for se encontrar no aeroporto e não estiver familiarizado com o local, recomenda-se consultar o mapa para decidir o melhor ponto de encontro.

PASSO 2: Pegue suas malas e passe pela alfândega

2.1- Localize e recolha suas malas

Após passar pelo procedimento de migração, siga as placas para área de coleta de bagagens (Baggage Clain), identifique a esteira associada ao número do seu voo e recolha as suas malas despachadas. Normalmente há uma TV com uma tabela associando os vôos e os locais de origem dos mesmos à esteiras (baggage belts) correspondentes onde estarão as malas dos passageiros de cada voo.

As filas para o processo de imigração geralmente demoram mais do que o tempo necessário para as suas malas serem retiradas do avião e transportadas até a esteira, então, provavelmente, quando você chegar à área de Baggage Claim suas malas já deverão estar lhe esperando no chão, próximo á esteira por onde ela saiu.

Sinalização das esteiras de bagagem

Sinalização das esteiras de bagagem

2.2- Apresente-se ao oficial da Alfândega

De posse de todas as suas malas, você deverá passar pelos oficiais da alfândega (Customs). Eles poderão lhe fazer mais perguntas, desta vez sobre o conteúdo de suas malas e sobre quanto você trouxe em dinheiro para os Estados Unidos. Eventualmente você será convidado passar suas malas pelo raio X e talvez um oficial lhe peça para você abrir as suas malas para uma inspeção mais minuciosa.

Ao final, o oficial vai lhe solicitar que você entregue o formulário 6959B, que já foi carimbado previamente, e vai te liberar. Se esse for o seu aeroporto de destino, você deve seguir para a saída (EXIT) para acessar a área aberta do terminal e aí  estará, finalmente, livre para começar a curtir sua viagem!

Se o seu destino final não for o primeiro aeroporto em que você pousar nos Estados Unidos, saiba que normalmente há um atalho para acesso direto aos balcões de atendimento e ao serviço de despacho de bagagens para o próximo destino nos Estados Unidos, de modo a agilizar o processo de reembarque para os passageiros que estão em voos de conexão. Basta ficar atento às placas indicativas de Connecting flight e transfer bags drop e consultar as informações sobre o portão de embarque para o seu próximo voo, disponíveis na TV mais próxima.

PASSO 3: Dirija-se ao centro de locação de veículos

3.1- O terminal do desembarque

É comum o terminal de desembarque não ser o mesmo onde ficam os balcões ou escritórios das locadoras de automóveis. Por exemplo, se  você estiver viajando de American Airlines  e o seu destino final Nos Estados Unidos for o Aeroporto Internacional de Miami (MIA), você irá desembarcar no Terminal D desse aeroporto. Se você estiver chegando de GOL ou de TAM você desembarcará no Terminal J e o local onde você vai assinar o contrato, pegar a chave e o seu carro fica em outro edifício, longe do local de desembarque.

Se a sua chegada for pelo Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale (FLL), saiba que o mesmo tem 4 terminais, dentre os quais o terminal 4 é dedicado a embarque e desembarque internacional, ou seja, se você estiver chegando aos Estados Unidos no vôo direto da Azul de Campinas Viracopos (VCP) para Fort Lauderdale (FLL), então é pelo terminal 4 que você vai chegar e você terá detalhes sobre esse aeroporto para os passos 1 e 2. Outras companhias aéreas oferecem vôos do Brasil para FLL, porém, com escalas, portanto o desembarque por essas companhias não é pelos terminal 4 e você passará pelos passos 1 e 2 no aeroporto de chegada aos Estados Unidos e só fará o passo 3 no Aeroporto FLL. As maiores Companhias Aéreas que operam vôos com escala do Brasil para o Aeroporto FLL são a Delta Airlines, com desembarque no Terminal 2 e a United Airlines, com desembarque no terminal 1.

3.2- Deslocando-se até o Centro de Aluguel de Carros

As maiores locadoras tem balcão nas dependências do próprio aeroporto, mesmo que seja em terminais separados do terminal de desembarque. Em certos caso, porém, será necessário utilizar um ônibus ou van da própria locadora para se deslocar até uma localidade próxima ao aeroporto onde você poderá assinar o contrato e pegar a chave do carro.

Informe-se sobre o terminal do seu aeroporto de destino onde ficam os balcões das locadoras de automóvel e sobre a forma de se deslocar desde o seu terminal de desembarque até o terminal onde fica o Centro de Aluguel de Carros (Rental Car Center). No Aeroporto de Miami (MIA), por exemplo, você terá que pegar o MIA Mover System que é um trenzinho que faz a conexão de 2 Km entre a estação do aeroporto (que tem conexão com todos os terminais) e o RCC (Rental Car Center), que é onde você vai pegar o seu carro alugado.

Aeroporto FLL - Placas indicativas do ponto de ônibus para o balcão de aluguel de carros

Aeroporto FLL – Placa indicativa do ponto de ônibus para o RCC

Aeroporto FLL - Placa indicando o ponto de ônibus que leva ao Rental Car Center

Aeroporto FLL – Placa indicando a direção do ponto de ônibus que leva ao RCC (Rental Car Center)

No Aeroporto FLL os balcões das locadoras que atendem no aeroporto ficam em um edifício chamado Rental Car Center, que fica ao lado do terminal 1 e para ir até lá você terá que pegar um ônibus (shuttle) que circula continuamente, 24 horas por dia, todos os dias da semana, entre o Rental Car Center e os terminais. O ponto de ônibus do shuttle fica no térreo, próximo á porta de saída do terminal. Siga as placas que indicam Shuttles to Rental Car Center ou Shuttle Stop do Rental Car Center Para se familiarizar consulte o mapa dos terminais do Aeroporto de Fort Lauderdale (FLL).

Os sites dos aeroportos costumam ter um mapa onde é possível localizar os terminais e o local onde ficam os balcões das locadoras de veículos. De qualquer forma, depois de passar pela imigração e alfândega não será difícil encontrar placas indicativas da direção que você deve ir para chegar ao Centro de Aluguel de Carros.

Aeroporto FLL - Shuttle que leva ao RCC

Aeroporto FLL – Shuttle que leva ao RCC

No Aeroporto FLL locadoras como Alamo, Avis, Budget, Dollar, Enterprise, EZ, Gold Coast, Hertz, National, Payless, Royal, Thrifty tem balcões no Rental Car Center. Para verificar se a sua locadora é uma das que tem balcão no RCC consulte a tabela “Located inside the RCC, you’ll find:”  com nome e telefone e indicação do andar do RCC onde se encontra o balcão de cada locadora. Para saber o andar do RCC onde fica o balcão de sua locadora consulte a tabela na página sobre locação de veículos no site do Aeroporto FLL.Para chegar ao balcão das demais locadoras você deve primeiro ir até o Rental Car Center conforme aplicado no retângulo acima e lá esperar o ônibus da sua locadora no ponto de ônibus número 7. Nesse ponto de ônibus há um telefone de onde você pode ligar gratuitamente para a sua locadora e avisar que está esperando o ônibus.

PASSO 4: Assine o contrato e pegue as chaves do carro  no balcão da locadora

Ao chegar ao Centro de Aluguel de Automóveis basta localizar o balcão da sua locadora e entrar na fila para ser atendido. As maiores locadoras costumam ter balções onde é possível atender vários clientes ao mesmo tempo.

Aeroporto FLL - Vista interna do Rental Car Center (RCC)

Aeroporto FLL – Vista interna do Rental Car Center (RCC)

Quando chegar a sua vez você deverá assinar o contrato de aluguel e pegar as chaves do carro. O procedimento geralmente tem os seguintes passos:

  1. Lhe é pedido comprovante de reserva (caso você já tenha feito a reserva antes), a sua carteira de motorista e o seu cartão de crédito. Mesmo que você já tenha pago antecipadamente lhe é solicitada autorização de débito em seu cartão de crédito a título de garantia. Quando você devolve o carro esse valor é estornado.
  2. Lhe são apresentadas as opções de seguro, assistência técnica adicional e você pode optar por pagar antecipadamente pelo combustível que está no tanque cheio do carro que você vai receber ou terá que devolver o carro com o tanque cheio, O preço que eles cobram pelo combustível em geral é justo mas eu costumo não comprar combustível com eles e encho o tanque do carro no caminho para o local de devolução do carro no final da minha viagem.
    • Se você comprar o combustível do tanque e não devolver o carro com o tanque vazio estará “doando” o combustível que deixou no tanque para a locadora.
    • Se você for devolver o carro com o tanque cheio terá que reservar um tempo para abastecer antes de entregar o carro.
    • Se não pagar antecipadamente pelo combustível do tanque e não devolver o carro com o tanque cheio pagará quatro ou cinco vezes o valor do combustível comparado ao preço que o mesmo é vendido nos postos.
  3. Lhe é solicitado que rubrique em alguns locais da página do contrato ou que assine em algum local ou que rubrique e assine.
  4. Talvez lhe seja oferecido opção de escolha de modelos do automóvel ou até escolha da cor
  5. Ao final lhe são dadas instruções sobre como ir até o local onde o carro se encontra. Normalmente as vagas do estacionamento são numeradas e é fácil encontrar o carro na garagem que geralmente contém muitos carros mas é muito bem sinalizada. Dependendo da locadora eles não lhe entregam a chave do carro e você a encontra na ignição.

Informações complementares

Antes de ligar o carro e sair dirigindo …

Ao receber a documentação do carro confira se lhe foi informado o número que você deve ligar em caso de emergência (e.g. se o carro der algum defeito ou furar o pneu).

É recomendável circular em volta do carro e verificar, junto com o atendente se os pneus estão cheios e se não há nenhuma avaria na parte externa na lataria, nos vidros, faróis, estofamento e retrovisores. Depois dessa vistora, solicite a cópia do laudo para o atendente e questione qualquer item que você entende que deva estar registrado no laudo. É comum essa verificação seja esquecida devido à ansiedade para fazer os passeios ou ir logo para o hotel descansar, mas essa é a melhor forma de garantir que não haverá qualquer cobrança sobre danos não identificados no veículo quando o mesmo foi retirado da loja. Uma vez, quando aluguei um carro em Roma, na Itália, o atendente me convenceu de que não era necessário fazer a vistoria porque o seguro contratado cobria qualquer avaria no carro e que portanto o carro não seria vistoriado e nem seria cobrado qualquer sobre danos quando eu o devolvesse. Se for esse o caso, tudo bem, mas do contrário é bom ficar atento para efitar transtornos mais tarde.

Também é bom conferir se o condicionador de ar e a tomada ou carregador estão funcionando e se o carro vem com manual, que normalmente fica no porta luvas ou no porta-malas. Assim fica mais fácil tirar alguma dúvida sobre a operação sem precisar ligar para eles ou procurar uma agência da locadora de veículos. Não se esqueça também de regular o assento e os retrovisores internos e externos e de verificar onde estão os controles dos faróis e do limpador de pára-brisas pois não é seguro fazer isso enquanto dirige.

Se ainda não fez a reserva de seu carro …

Recomendo fazer uma cotação com a rentcars.com®. Criado em Janeiro de 2009, eles são líderes no mercado brasileiro de emissões de reservas junto às principais redes de locadoras de veículos do mundo. Oferecem um serviço de comparação de preços de várias locadoras, de modo que você não precisa entrar no site de cada uma e ficar anotando os preços e cobertura de cada um para comparar no final. Eles atuam em mais de 60 países, inclusive no Brasil, e além de todos os recursos disponíveis online, também é possível esclarecer dúvidas e efetuar reservas com auxílio da equipe especializada que atende por telefone, inclusive aos sábados e domingos.

As principais diferenciais da rentcars.com são:

  • Eles garantem sempre o menor preço;
  • Pagamento parcelado em até 12 vezes;
  • Desconto adicional para pagamento com boleto bancário;
  • Para reservas de carro no exterior, você efetua o pagamento online dos serviços no Brasil, em reais, sem IOF;
  • Por serem líder de mercado, eles tem acesso a pacotes exclusivos;
  • O atendimento telefônico deles é em português do Brasil.

Vale a pena usar o navegador veicular (GPS)

Você já deve saber que há pelo menos 6 motivos para você usar um navegador (GPS) em sua viagem e que que é melhor comprar um navegador do que alugar um junto com o carro. Se tem dúvidas, leia os dois artigos desse blog sobre esses assuntos clicando nos links desse parágrafo. Em particular, se estiver chegando aos Estados Unidos pelo Aeroporto FLL veja as dicas do retângulo abaixo e leia o artigo desse blog sobre onde comprar um GPS em Fort Lauderdale, pois nesse artigo há que lhe dá todas as instruções necessárias para tornar mais segura, rápida e certa a sua compra de um navegador assim que sair do aeroporto.

Descanse um pouco antes de pegar a estrada

Para sua segurança, e de quem estiver viajando com você, lembre-se que o cansaço da viagem de avião e a diferença de fuso horário podem comprometer a sua atenção ao dirigir, portanto, não é recomendado você fazer um longo percurso de carro logo depois de desembarcar no seu aeroporto de destino. O ideal é passar pelo menos o primeiro dia na região de sua chegada de avião, para então iniciar a sua viagem de carro.

Se você pretende ir de Fort Lauderdale para Orlando, por exemplo, o ideal é você passar pelo menos o primeiro dia passeando ou fazendo as primeiras compras nas redondezas e só então seguir viagem para o seu destino final.

Veja o vídeo oficial que explica o processo de imigração

Para complementar as informações desse artigo, recomendo ver o vídeo oficial do US Customs and Border Protection (CBP) explicando o processo de imigração. O vídeo tem duração de 4 minutos e é em inglês. Clicando no quadrado no canto inferior direito do retângulo com o vídeo você pode vê-lo em tela cheia e clicando no símbolo cc você verá o vídeo com legendas (em inglês). Você pode pausar e continuar a exibição do vídeo clicando sobre a imagem.

Para maiores informações sobre o Aeroporto FLL consulte o …

Se Fort Lauderdale for seu destino final dos Estados Unidos e você tiver interesse em passear um pouco e conhecer as atrações dessa cidade consulte o …

  • Hello Sunny – Guia digital de férias de Fort Lauderdale

Se gostou desse artigo talvez lhe interesse:

Se você leu ou seguiu esse roteiro e tem alguma sugestão, dúvida ou alguma experiência para contar, deixe seu comentário no campo apropriado abaixo.


Créditos das fotos utilizadas nesse artigo:: Foto da fachada do Aeroporto FLL por Elvert Barnes ; Foto da sinalização das esteiras de bagagens por jabberwocky381 ;Fotos da fila da imigração e de um oficial atendendo um passageiro foram obtidas no CBP’s Flickr Photostream ; Foto do Passageiro preenchendo formulário 6059B no avião foi extraída do vídeo “You´ve Arrived”, disponível no site do CPB. As demais fotos são do acervo pessoal de Jodelson Sabino© e é proibida a cópia ou publicação sem prévia autorização por escrito, do proprietário.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado

4 thoughts on “Fort Lauderdale – EUA: Desembarque, imigração e chave do carro na mão!

  • Rogerio Castro

    Parabéns pelo Post !!! Será minha primeira viagem e sinto-me bem mais seguro agora. Obrigado.

  • Anônimo

    Muito bom o Post, estou indo pela segunda vez, mas a primeira por esse aeroporto, Fort lauderderdale. Não falo muito bem inglês e sempre me preocupo com detalhes para não me enrolar, ficou muito claro, parabéns pelos detalhes!

    Uilon Lima
    Niterói, RJ

  • Nilton

    Post sensacional. Vou pela terceira vez para os USA, mas será a primeira vez por Fort Lauderdale. Todas as informações foram passadas de forma clara e objetiva. Parabéns pelo excelente post.