Vem aí a classe SUPER-ECONÔMICA, com um assento a mais por fileira


Airbus A380 Um assento a mais por fileira

Airbus A380: Um assento a mais por fileira

A Airbus, líder mundial na fabricação de aviões comerciais, planeja iniciar a venda de cabines de classe super-econômica,  ou seja, com um assento a mais na largura: O modelo A380 de aeronave, que até então tem apenas a opção de cabine com 10 assentos por fileira, terá um assento adicional no conjunto do centro para totalizar 11 assentos por fileira, em uma configuração 3-5-3, conforme foto acima.

A nova configuração de assentos foi revelada na Aircraft Interior Expo (Exposição de interiores de aeronaves) ocorrida em Hamburgo, na Alemanha, de 14 a 16/4/2015. Desde então a novidade tem causado polêmica, principalmente entre os passageiros em potencial.

Para as companhias aéreas essa é uma novidade muito boa pois aviões com 525 lugares ganhariam 19 assentos extra e portanto transportariam mais passageiros, o que significa a venda de mais passagens para um mesmo avião, maximizando o lucro. Em contrapartida a intenção é a criação de uma nova classe de passagens aéreas, mais barata, que seria a classe super-econômica. A questão que fica é se os assentos seriam menos confortáveis do que os da classe econômica atual, ou seja, ainda mais estreitos.

A380 com cinco assentos na fileira do meio: Bem-vindos ao inferno!

é a forma como jornal australiano news.co.au anunciou essa novidade, em tradução livre. A palavra “inferno” também é utilizada para se referir a essa novidade pelo noticiário nova iorquino The Daily Beast.

Análise dos fatos

O anúncio da Airbus visa diversificar as opções de nível de conforto para os passageiros da classe econômica, já que a previsão é que esse número dobre nos próximos 15 anos.

Chris Emerson, vice presidente da Airbus

Chris Emerson, vice presidente da Airbus

Essa e outras novidades de redução dos custos de transporte de passageiros de classe econômica visa principalmente passageiros da China e do sudeste da Ásia que “dão mais prioridade ao preço da passagem aérea do que ao conforto” , segundo declaração do vice-presidente da Airbus, Chris Emerson, ao Leeham News and Comment.

Além disso, para consolidar as informações e você poder formar a sua opinião sobre essa novidade polêmica, seguem três fatos relevantes sobre o temido quinto assento na fileira do meio:

  • A aeronave A380 não é utilizada em voos no Brasil atualmente 🙂
  • A nova configuração de assentos só estará disponível a partir de 2017 🙂
  • Essa é uma tendência de mercado que provavelmente se estenderá para os demais modelos de aeronave da Airbus 🙁

No outro extremo das tendências, também há inovações anunciadas na Aircraft Interior Expo para os passageiros de primeira classe, como você poderá ver no outro artigo desse blog, que publicarei brevemente, sobre os assentos Recaro que “permitem que o passageiro durma no avião como se estivesse em um hotel”.

Fique ligado e, se gostou desse artigo, não se esqueça de compartilhar com seus amigos utilizando os botões apropriados abaixo. Comentários e a sua opinião sobre o assunto também serão bem-vindos e podem ser incluídos no espaço apropriado abaixo.

Se quiser ficar sabendo sempre que um novo artigo desse blog for publicado, basta informar o seu e-mail no campo disponível para tal na coluna da direita dessa página.

Boa viagem, seja ela numa fileira de 11 assentos ou não! 😉

Airbus A380

Airbus A380: O maior avião da Airbus


Créditos das fotos

As fotos desse artigo foram gentilmente cedidas pela divisão de mídias da Airbus para publicação nesse blog, com autorização por escrito em 28/4/2015

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado