Esse artigo fornece uma visão geral sobre o que é um GPS, o que é um navegador e as diferenças entre os dois aparelhos e apresenta os principais tipos de navegador.
É comum as pessoas chamarem os navegadores de GPS. Em particular as locadoras de automóveis normalmente referem-se ao aparelho como GPS quando falam sobre o mesmo com seus clientes.
GPS é a sigla de Global Positioning System que significa “sistema de posicionamento global”, em português. GPS é, portanto, um aparelho móvel que informa as coordenadas geográficas (i.e. latitude e longitude) de sua localização. Por exemplo, essas são as coordenadas geográficas que você vê ao clicar com o botão direito do mouse sobre um ponto na região do Parque Municipal Afonso Pastore, em Vitória, ES, Brasil no Google Maps e em seguida escolher a opção “o que há aqui?”: Para identificar a sua localização, o aparelho GPS obtém informações de satélites e esse serviço é gratuito e não requer o uso de linha telefônica e nem de um link de dados ou WiFi. Tempo nublado ou o fato de estar de noite ou de dia não interfere na qualidade do sinal do GPS, porém em regiões com paredões de pedra, em vales profundos e em edifícios, túneis e outras construções de concreto o sinal do GPS costuma ser fraco.
Navegador é um aparelho portátil, dotado de uma tela de cristal líquido e que possui dentro dele um pequeno computador, um aplicativo, um GPS e um conjunto de dados de mapas. Dessa forma o navegador tem a capacidade de informar o local aonde se está no mapa e e em certos casos até calcular o melhor caminho para se chegar até um local desejado, informado previamente.
Os navegadores automotivos, como o próprio nome já diz, são navegadores projetados especialmente para uso em automóveis. Depois de calcular a rota eles normalmente são capazes de informar a distância e tempo previsto para chegar ao destino e também de guiar o motorista por voz, passo a passo até o destino, mostrando o mapa das ruas ao seu redor. Em caso de erro do motorista ao seguir as instruções, o navegador veicular recalcula a rota e passa a conduzi-lo a partir do novo local onde ele se encontra até o destino. O navegador automotivo é muito útil para se deslocar de carro quando não se conhece o local, tornando o percurso mais rápido e seguro. Sendo assim, o seu uso é de grande benefício em cidades grandes e especialmente em viagens! Alguns modelos de navegador possuem uma antena de rádio que possibilitam captar também informações de tráfego e condições das vias, que são igualmente informadas na tela do aparelho. Essas informações são levadas em consideração na hora de calcular a rota para chegar ao seu destino em menor tempo.
Agora que você já sabe a diferença entre navegador e GPS, saiba que, além dos navegadores automotivos, existem outros tipos de aparelhos que usam GPS como, por exemplo:
- Navegadores para motos e para bicicletas, com proteção à prova de água;
- Navegadores para uso em automóveis que trafegam em estradas de chão e fora de estrada, em competições esportivas (e.g. Rallys);
- Navegadores náuticos especializados em orientação marítima e utilizados em embarcações;
- Navegadores para uso em aeronaves;
- Aparelhos que funcionam também como relógio e cronômetro e que medem a velocidade e a distância percorrida baseados nas informações do GPS. Esse aparelhos são utilizados, por exemplo, por pessoas a pé ou de bicicleta em passeios e competições esportivas.
É comum as pessoas chamarem os navegadores de GPS, mas outros dispositivos que usam GPS são chamados geralmente pelo nome de sua outra função além de GPS como relógio e velocímetro.
Se você gostou desse artigo, talvez lhe interesse:
Photos by Alexander Kachkaev, jsmjr, pasukaru76, Photos by Site da Garmin do Brasil,