Sobre o blog


 Primeiro me apresento

Jodelson Sabino em Cà D´Zan, Sarasota, FL, USA

Eu, nos jardins da Cà D´Zan, Sarasota, FL, USA

Olá! Eu sou Jodelson Sabino, o autor desse blog.

Moro em Vitória, Espírito Santo, Brasil. Já morei no Rio de Janeiro e em Bruxelas, na Bélgica.

Desfruto minhas horas de lazer em companhia de meus familiares e amigos e gosto muito de viajar.

Também gosto de escrever artigos em blogs. Além desse blog de dicas de viagem, sou o autor de um blog de Dicas de TI, e de um outro onde publico os meus Poemas.

Como voluntário do Movimento Escoteiro, sou também o responsável pelo blog do Grupo Escoteiro do Mar Ilha de Vitória.

Apesar disso, não vivo de blog (pelo menos por enquanto). Para saber sobre meu perfil profissional, consulte a minha página pessoal na web  (em inglês).

 Como surgiu esse blog

Sempre gostei de viajar e curto todas as fases da viagem, desde o planejamento até a compilação das fotos depois do retorno e as conversas com os amigos para trocar experiências de viagem. Um dia, em uma dessas conversas sobre viagem, meus amigos me sugeriram criar um blog com o objetivo de compartilhar as minhas melhores dicas e experiências de viagem. Foi assim que, em Dezembro de 2009, eu publiquei o primeiro artigo com uma dica de onde conseguir material bom e de graça para planejar uma viagem à Europa.

Como escrevo o blog

Escrevo o blog em meu tempo de lazer, pois gosto de compartilhar as minhas experiências com as pessoas e gosto de interagir com elas para trocar ideias sobre viagem.

Eu escrevo esse blog sozinho e antes de publicar cada artigo pesquiso bastante sobre o assunto para complementar a informação original. Consequentemente, invisto muito tempo na redação e nas várias revisões de cada artigo até chegar a publicá-lo. Minha meta é publicar um artigo a cada quinze dias, mas quando tenho outras prioridades de família, trabalho e lazer (inclusive viagem é uma dessas prioridades!) fico um tempo maior sem escrever novos artigos.

Sobre a origem do material postado

     

Mapas e guias do mundo em papel.

Mapas e guias em papel. Esse é o material original de referência que eu utilizava em minhas primeiras viagens, na década de 1990

Na maioria dos artigos desse blog o texto foi escrito baseado em minha própria experiência e as fotos são de minha autoria, porém, em alguns casos, eu recebi a dica de amigos que compartilharam as suas experiências e fotos de viagem comigo. Sempre que a dica foi contribuição de um amigo, esse fato é citado, a menos que a pessoa que me deu as dicas ou me cedeu as fotos faça questão de ter sua identidade omitida. Sempre que uma foto não é de minha autoria, a origem é indicada no rodapé do artigo.

Procuro complementar os artigos que escrevo com informações adicionais obtidas com o representante oficial dos locais citados tais como secretarias de turismo da região, no caso de local público, ou do departamento de marketing corporativo, quando se trata de um local ou estabelecimento privado.

Sobre os comentários deixados pelo leitores

topo-pilitica-comentáriosAo final de cada artigo, logo abaixo dos botões de compartilhamento, há sempre um espaço para deixar um comentário sobre a dica de viagem

Os comentários deixados são avaliados por mim, um a um, normalmente em um prazo de uma semana. Dependendo do conteúdo, os comentários são publicados na área destinada pára tal, no final do artigo. Em certos casos eu publico junto com o comentário algum retorno meu a respeito. Em todos os casos, quer eu publique ou não no final do artigo, eu sempre dou um retorno por e-mail para quem comentou.

Regras para moderação, resposta e publicação dos comentários:

  • Comentários que não estejam diretamente relacionados ao artigo ou que contenham propagandas são considerados spam e são sumariamente excluídos;
  • Comentários postados como anônimo (i.e. sem especificação do nome e e-mail) não são publicados e nem respondidos;
  • O endereço de e-mail informado junto com os comentários não é publicado junto com os comentários nem repassado a terceiros.

Outras páginas do blog

Além dessa página que você está lendo, há outras três páginas de escopo geral. Todas elas com referência a partir do menu do rodapé à esquerda:

Fale comigo, onde você terá como me enviar uma mensagem privada

Dicas de uso, onde você terá uma apresentação detalhada do layout, uma lista dos recursos disponíveis e algumas dicas de como usar esse blog de maneira mais eficiente

Parceiros, onde você poderá conhecer as empresas que tem parceria com esse blog. Os parceiros são empresas que podem oferecer descontos para os leitores e que podem gerar receita para ajudar na manutenção do blog.