Planejando sua viagem para Europa: Onde conseguir material bom e de graça


travel guide photo

Se você vai viajar para a Europa a primeira dica é planejar sua viagem antes de investir o primeiro EURO. Não é nada agradável perder tempo descobrindo como chegar a um local ou procurando aleatoriamente por um restaurante ou lanchonete na hora que der fome. 

Não é necessário planejar cada detalhe, mas, enfim, ter uma ideia do roteiro e das atrações que deseja visitar e pesquisar um pouco sobre

  • Alimentação
  • Transportes
  • Hospedagem e
  • Atrações de seu interesse no local

ajuda a ganhar tempo e aproveitar mais a viagem.

Ao utilizar somente o nome do local desejado em sua pesquisa no google você vai encontrar páginas do buscador e de inúmeros blogs com informações confiáveis e atualizadas, incluindo fotos e dicas. Mas muitas vezes você tem que procurar por muito tempo até conseguir reunir as informações básicas necessárias.

Escolhendo os lugares que vai visitar

vários destinos em uma placa de rua
Foto de Bruno Wolff em Unsplash

Mesmo que você pretenda comprar um pacote em uma empresa de turismo com tudo incluído, uma boa referência para escolher as cidades que vai incluir no seu roteiro e atrações que vai visitar em cada cidade é começar visitando os sites oficiais do departamento de turismo do governo de cada país, estado, cantão ou município.

O segredo para você encontrar direto o site do país ou da cidade que pretende visitar é usar o nome do local, em inglês, acompanhado da palavra “tourism”

Jodelson Sabino, do blog vvviajando

Por exemplo, para encontrar o site oficial do órgão responsável pelo turismo do governo alemão utilize

GERMANY TOURISM

Lista de sites de alguns países da Europa

Utilize a lista abaixo para obter um link direto para informações turísticas fornecidas pelos respectivos órgãos responsáveis pelo turismo ou por empresas ou instituições autorizadas por estes

Estes sites são muito bem estruturados –  alguns deles com boa parte do conteúdo em português –  contendo informações de viagem, destinos de acordo com o interesse do turista, guias, fotos, mapas, folhetos sobre atrações, aplicativos grátis para tablets e smartphones (por exemplo, essa página contém QUINZE aplicativos com informações sobre a Suiça), roteiros já prontos, promoções e links para outros sites com mais informações de interesse como, por exemplo, compra de ingressos para atrações e museus.

Informações de graça e fornecidas por quem mais entende do local

Em geral nesse sites você encontra o endereço de e-mail para comunicação com o gabinete oficial de turismo do país ou das cidades que pretende visitar, de onde se pode pedir informações específicas e em alguns casos até material impresso, e-books, links e cupons de desconto que vem para você de graça e sem que você perca muito tempo correndo atrás.

Guias e mapas de papel em minha estante – lembranças de valor sentimental

Comprar guias de viagem e mapas em papel é coisa do passado. Os guias da web tem as vantagens de serem grátis e de estarem sempre atualizados. Eu descobri o site com informações turísticas do Ministério de Turismo da Suiça quando estava planejando a minha primeira viagem a passeio para lá nos anos 1990. Gostei tanto que acabei planejando quase toda a minha viagem baseado nesse que, a propósito, é o melhor guia da Suíça que já conheci nas últimas décadas.

Depois, descobri que outros países também tem sites similares e foi assim surgiu esse artigo que considero HISTÓRICO, já que foi o primeiro artigo que escrevi para esse BLOG em 22/12/2009 e o artigo que escrevi na semana seguinte sobre como conseguir guias de viagem, mapas, aplicativos …. tudo grátis!

ATUALIZAÇÃO EM 2/5/2020:

Além dos sites dos organismos de turismo dos países, hoje em dia muitos estados, cantões, províncias e municípios contam com sites muito completos sobre o local como, por exemplo, as cidades de Paris e Reims, na França e o Lago Geneva, na Suiça, ao qual se refere o vídeo abaixo. 



Se você gostou desse artigo, talvez se interesse em compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais do qual participa clicando nos botões de compartilhamento abaixo.

Se tiver algum comentário, fique à vontade para escrevê-lo no espaço abaixo.


A foto do título desse artigo é de domínio público e as demais fotos com créditos não referenciados são do acervo pessoal © Jodelson Sabino e tem todos os direitos reservados, sendo proibida a divulgação ou uso das mesmas sem a prévia autorização expressa e por escrito do autor.