Como conseguir guias de viagem, mapas, aplicativos …. tudo grátis!


mapa-camera-bussola

Acredite: nem sempre você não precisa gastar dinheiro nas livrarias para ter um bom material sobre os locais que vai visitar.

Neste artigo você vai encontrar dicas de como obter material grátis, atualizado e de boa qualidade sobre os destinos de sua viagem. Existem muitas opções de páginas da internet, aplicativos, mapas e até guias impressos que você pode baixar e imprimir ou até receber de graça em sua casa. O segredo está em saber onde encontrar.

Guias na web

É incrível  quantidade de material consolidado e atualizado disponível de graça na Web! Além da dica que dei no primeiro artigo que escrevi para esse blog,  em 2009, sobre os sites oficiais com informações turísticas de países, há também os sites oficiais de estados, cidades, regiões e atrações específicas. Por exemplo, restringindo nossa busca à Europa podemos citar as cidades de  BerlimLisboaLondres, Paris. Para não ficarmos restritos a capitais, podemos citar a pequena e encantadora Gent, localizada na Bélgica, a 45 minutos de carro de Bruxelas. Um outro exemplo bem diferente é o Guia da trilha de Pinellas, contendo mapas, tabelas de milhagem e demais informaçoes necessárias para planejar uma caminhada ecológica, corrida ou passeio a pé, de skate ou de bicicleta por essa trilha ecológica localizada na Florida, no Estados Unidos, próximo á cidade de Orlando.

Para encontrar os sites oficiais comece sua busca na web pelo nome do seu destino acompanhao da palavra “guia”. Se o seu destino é fora do BRasil, prefira realizar a sua busca em inglês. Para procurar pelo guia de Berlin, por exemplo, coloque os seguintes termos na janela de busca do Google®:

Official guide berlin

E se estiver com sorte um dos primeiros sites que você receberá como resultado da busca será o site oficial da cidade procurada … e mesmo utlizando o texto para pesquisa em inglês poderá encontrar o site do seu destino português! (Que tal fazer um teste utilizando os termos sugeridos acima?).
Se você só conseguir página em inglês e tiver dificuldaes com esse idioma pode usar o browser Chrome e usar essas instruções para configurá-lo para tradução automática do site para português usando o tradutor do Google®.
O fato do site ser oficial tem a grande vantagem da isenção, ou seja, teoricamente o interesse do site é fornecer informações de forma neutra, sem querer empurrar pacotes turísticos ou reservas de atrações ou hotéis específicos, já que normalmente os sites oficiais, principalmente os das prefeituras, estados e países tem interesse em mostrar as atrações da região para que o turista se interesse pela visita e não que você se hospede em um hotel específico ou compre um pacote turístico específico.

Com essa estratégia de busca você encontra facilmente, por exemplo, página com informações sobre:

Guias em papel

Guia de MoscouSe você prefere guias em papel, antes de comprá-los, verifique se o site oficial do local que vai visitar tem o serviço de envio grátis de um guia impresso para seu endereço residencial com mapas e informações turísticas sem custo ou então se é possível fazer o download e imprimir um guia para você levar consigo na viagem. Por exemplo:

  1. Nessa página do site oficial de turismo da Suiça você pode visualizar online, fazer o download ou solicitar o recebimento de uma cópia impressa de guias da cidade de Genebra em sua casa, e de graça!
  2. Nessa página do VisitOrlando, é possível solicitar um guia Oficial do visitante de Orlando e um cartão gratuito de descontos para compras, que você receberá gratuitamente em sua casa.

Aplicativos

Audio Guide de Versailles para AndroidCom a difusão dos smartphones e tablets tornou-se comum a oferta de aplicativos para Android e iOS disponíveis em sites oficiais de países, regiões, cidades e atrações turísticas que você pode instalar e usar durante a viagem e depois pode descartá-lo para liberar espaço de armazenamento. O espaço liberado pode servir para você colocar, por exemplo, aplicativos com guias das cidades de destino de suas viagens seguintes!

Por exemplo, o Palácio de Versailles, próximo a Paris, na França, disponibiliza gratuitamente, para seus visitantes , um aplicativo para acompanhar os visitantes no passeio aos seus jardins. Para utilizar esse aplicativo basta ter um smartphone ou tablet com Android ou iOS e, para usuários de smartphone ou tablet com Android, há também um guia grátis de audio para quem estiver visitando a parte interna do palácio.

Tela do Trip Advisor City GuideEu baixei recentemente o Trip Advisor Offline City Maps para ter um guia de viagem offline (i.e sem precisar de conexão com a internet) com as principais atrações turísticas e mapas com as ruas e localidades em minha volta para minha orientação quando estou andando à pé pela cidade. Nesse aplicativo há também sugestões de passeios, hotéis, atrações, vida noturna, compras e outras informações turísticas. Esse aplicativo é grátis e está disponível para iOs, Android e Windows phone. Se você tiver sorte de ter a cidade que está visitado na lista é só baixar, via o próprio aplicativo, o pacote de informações sobre a cidade e levar com você para sua viagem. Já utilizei também o City Maps 2go com essa mesma finalidade em uma viagem ao Rio de Janeiro e também gostei
.

Guias offline

Se quiser levar as informações com você para consultá-las no vôo de ida por exemplo, ou em qualquer outro local onde não estiver conectado a internet, além de material para download e applicativos que funcionam desconectados  você pode obter alguns bons guias de graça, em inglês, no site InYourPocket para consultar no seu tablet, smartphone ou computador. Creio que eles distribuem os mapas eletrônicos de graça na expectativa de você gostar e depois comprar o mapa impresso.

Parece simples? Você já conhecia essas opções para obter informações sobre sua viagem? Conhece alguma outra referência importante que não foi citada aqui?  Gostaria de contar a sua experiência ao utilizar alguma das fontes de informações descritas nesse artigo? Utilize o espaço reservado abaixo para seus comentários e boa viagem!


A primeira foto do artigo é de Chris Lawton e foi obtida no site da Unsplash.  As demais são do acervo pessoal © Jodelson Sabino e tem todos os direitos reservados, sendo proibida a divulgação ou uso das mesmas sem a prévia autorização expressa e por escrito do autor.