É melhor comprar um GPS ou usar um aplicativo para smartphone? 1


Navigator ou aplicativo do smarphone

O Waze é um dos aplicativos mais populares do mundo baseado em redes sociais para informações de trânsito e navegação. Ele é grátis e com ele, além de receber instruções de voz, passo a passo, até chegar a um destino definido você consegue obter dos demais usuários do waze informações sobre a situação do trânsito nos locais por onde pretende circular, economizando tempo e dinheiro com combustível pois evita os engarrafamentos.

Além do waze, há outros aplicativos similares, alguns deles pagos, mas de baixo custo e outros até grátis, como o Here para Android, então, se você tem um smartphone pode estar se perguntando se precisa gastar dinheiro para comprar um navegador veicular (GPS).  Nesse artigo você saberá em que casos vale a pena comprar um navegador e quando é melhor ficar com um aplicativo grátis (como, por exemplo, o waze ou o here) e também ficará sabendo detalhes sobre uma terceira opção interessante que pouca gente conhece, que é

comprar um aplicativo navegador de boa qualidade, com as funções mais importantes, porém, mais barato que um navegador (o aparelho) e instalar esse aplicativo no seu smartphone, porém, essa opção só pode ser usada caso o seu smartphone seja equipado com um GPS.

Para simplificar a sua escolha segue abaixo detalhes sobre as três opções:

  1. Se você já tem um plano de dados contratado com a sua operadora de celular, vai precisar das instruções para dirigir apenas no Brasil em localidades onde há sinal de celular e não quer gastar dinheiro com a compra de um outro aparelho ou aplicativo mas não se importa de gastar um pouco com o seu plano de dados da operadora de celular ⇒ então a melhor solução para você é comprar um carregador veicular para o seu smartphone e instalar o waze ou o here no seu smartphone. Com o carregador veicular você garante que a bateria do seu smartphone não vai acabar no meu do seu percurso e com o waze você tem o serviço básico de navegação sem precisar pagar por ele. Além do mais, poderá instalar o here para Android que usa apenas o GPS ou  o galileo para iOS ou o  maps.me  para Android e iOS que usa mapas offline e portanto tem as funções mais básicas de navegador e usa só o GPS, ou seja, não precisa usar o plano de dados, já que carrega os mapas para o seu telefone quando você tem uma conexão e depois .
  2. Se você tem um smartphone com GPS e com iOS ou Android e acha que vale a pena gastar um pouco para ter um navegador de qualidade no seu celular e não quer gastar dinheiro adicional com o plano de dados do seu contrato  ⇒ então a melhor solução para você é comprar um carregador veicular para o seu smartphone e um bom aplicativo de navegação, como o da Tomtom ou o da Garmin  e instalar no seu smartphone.
  3. Se você pretende viajar para os Estados Unidos ou Canada e vai andar de carro por lá  ⇒ então, considerando os motivos fortes que você encontrará abaixo nesse artigo, a melhor solução é, sem dúvidas, comprar um navegador! Nesse caso, se deseja orientações completas para antes, durante e depois da compra visite esse BLog novamente pois brevemente irei postar um artigo com orientações para a compra e se você está em dúvida sobre se vale a pena comprar um navegador ou se é melhor alugar um junto com o carro, na locadora, recomendo ler o artigo desse BLog que apresenta as vantagens de se comprar (e não alugar) um GPS nos Estados Unidos. Lembre-se que o navegador já vem com carregador veicular e com uma base com ventosa para você fixá-lo internamente no para-brisas do carro.

O infográfico abaixo resume as vantagens e desvantagens de cada uma das três opções
3 formas de navegar: usando waze, gps ou aplicativo do smartphone

Segue abaixo os principais motivos para a melhor opção, na minha opinião, que é a compra de um navegador. A única desvantagem dessa opção, que é o preço, não é o caso se você se enquadra no terceiro caso, ou seja, se pretende viajar para os Estados Unidos ou Canada:

  • Você não paga nada pelo uso e não depende de sinal de dados de uma operadora de celular: Um aplicativo para smartphone (por exemplo, o Waze) requer uma conexão de dados ativa e operacional para funcionar, ou seja, para que o aplicativo funcione, além de ser necessário você estar em uma área de cobertura do sinal de celular você terá que ter um contrato com plano de dados com uma operadora de celular do local e estará pagando à essa operadora pela transferência de dados enquanto estiver usando o aplicativo. Já o navegador requer somente o sinal de satélite, o qual está disponível em toda parte do mundo a céu aberto, ou seja, você pode estar em qualquer lugar do mundo, sem sinal de telefonia celular, basta estar a céu aberto (i.e. fora de túneis e de garagens de edifícios, por exemplo) que o navegador é capaz de te orientar pois só depende do sinal de satélites e esse sinal é fornecido gratuitamente. Esse é, sem dúvidas, o principal motivo pelo qual vale apena comprar um navegador!
  • Você economiza a bateria do smartphone:  Antes de mais nada é  sabido que a função de navegação está entre os campeões de consumo de bateria de smatphones. Isso quer dizer que se você for usar o seu smartphone como navegador a bateria dele vai acabar bem rápido. É claro que é possível manter o smartphone conectado ao carregador veicular enquanto estiver no carro mas isso reduz a vida útil da bateria do smartphone e se você fizer isso constantemente vai acabar tendo que trocar a bateria do seu smartphone (veja esse artigo da apple, por exemplo, informando que as baterias dos iPhones tem limitação do número de recargas e fornecendo instruções sobre como substituir a bateria – com custo, é claro!). Além do mais, de qualquer forma, você estará consumindo a bateria com o uso da função de navegação ao invés de poupá-la para outras funções, como, por exemplo, chamadas de emergência. Vale lembrar que os bons navegadores tem autonomia de 2 horas de bateria. Esse é o tempo que você pode dirigir sem estar com o navegador ligado no carregador.
  • A qualidade dos mapas no navegador é muito superior: Os distribuidores dos navegadores se preocupam em atualizar o mapa continuamente para refletir as mudanças de trânsito e dos estabelecimentos comerciais.
  • A interface visual com o navegador é muito melhor: Você pode escolher as informações que deseja ver na tela (e.g. velocidade máxima permitida no local ao lado da  sua velocidade, tempo previsto até a chegada ou distância a ser percorrida até a chegada etc) e nos cruzamentos e saídas complexas você pode ter um desenho ou uma foto com informações detalhadas sobre qual pista tomar para não pegar o caminho errado.
  • O preço é bem menor que no Brasil e nem o navegador mais caro tem custo superior ao valor permitido de compras sem pagar imposto de importação na alfândega, quando retornar de viagem. Para maiores detalhes veja o artigo desse BLog sobre o que se pode trazer dos Estados Unidos sem pagar imposto.

Em último caso, se você pretende levar o seu smartphone ou tablet para sua viagem para os Estados Unidos (ou comprar um lá), então você pode utilizar a opção do item 2 acima pois existem aplicativos dos principais fabricantes de navegadores para transformar o seu smartphone em navegador.  Por exemplo, se você tem um iPhone ou iPad pode comprar o Tomtom USA & Canada na App Store por cerca de US$ 50,00 ou o Garmin Street Pilot on board USA pelo mesmo preço. Mas lembre-se:

Esses aplicativos só vão funcionar com todas as suas funcionalidades se o seu smatphone ou tablet tiver GPS!

Para entender melhor sobre esse requisito importante consulte o artigo desse BLog sobre a diferença entre navegador e GPS e informe-se sobre as funcionalidades do seu aparelho antes de comprar o aplicativo.

Se você gostou desse artigo, talvez lhe interesse:

  • Usar um dos botões abaixo para compartilhar essas dicas com seus amigos nas redes sociais das quais participa
  • Conhecer o outro artigo desse BLog que explica a diferença entre navegador e GPS
  • Deixar um comentário abaixo discordando ou concordando com o que foi dito, ou ainda com alguma informação importante que esteja faltando

Boa viagem e boa navegação!!!


One thought on “É melhor comprar um GPS ou usar um aplicativo para smartphone?

Comments are closed.