Gosta de Vinho do Porto? Então que tal planejar uma viagem para Portugal em 2020!


Se você é do tipo que aprecia um bom vinho e, em especial, aprecia os Vinhos do Porto, certamente tem na cidade do Porto, a segunda maior metrópole de Portugal, um dos seus destinos preferidos e vai gostar de ser um dos primeiros a visitar uma atração imperdível … que vai ficar pronto só daqui a 3 anos!  😉

O grupo português The Fladgate Partnership divulgou recentemente que vai investir aproximadamente 100 milhões de euros na construção de um gigantesco  complexo turístico, cultural e comercial dedicado ao VINHO na zona histórica de Vila Nova de Gaia, na região do Porto, em Portugal.

O nome da atração será World of Wine, abreviado como WoW, um verdadeiro mundo do vinho cuja inauguração está prevista para junho de 2020.

Por que planejar desde já?

Viagens para a Europa normalmente tem custo elevado, a começar pelo preço das passagens aéreas, então, se você não tem muita folga no seu orçamento, o segredo para viabilizar a viagem é planejar com bastante antecedência. Este é o caso de uma viagem a Portugal … Então, por este raciocínio, não é tão absurdo pensar em começar a elaborar agora o rascunho do seu plano de viagem de 2020. E este rascunho já pode começar pela inclusão de uma atração que será a novidade do ano na região: o Word of Wine.

O projeto

O grupo português The Fladgate Partnership, é detentor da Taylor’s, tradicional marca de Vinho do Porto fundada em 1692, e de outras casas de vinhos provenientes do Douro Vinhateiro e tem demonstrado, ultimamente, uma tendência clara em investimento no turismo de luxo, como nos casos da construção dos hotéis The Yeatman e Infante Sagres na cidade do Porto e Vintage House, no coração do Vale do Douro, em Pinhão.

O seu próximo passo será transformar um conglomerado de antigos armazéns de Vinho do Porto em um ambicioso projeto cultural que aumentará significativamente o potencial turístico da região, oferecendo aos visitantes cinco experiências únicas:

  1. Wine Experience, que contará a história dos vinhos portugueses
  2. Cork Experience, que explicará a relação entre a cortiça e o vinho
  3. Porto Through the Ages, sobre a história e população da região da cidade do Porto
  4. Fashion & Design Museum, sobre a indústria da moda e do design no norte de Portugal
  5. The History of Drinking Vessels, sobre a evolução das taças de vinho ao longo da história

Tudo isso harmonizado com doze restaurantes, um espaço para exposições e eventos, um conjunto de pequenas lojas artesanais e ainda uma Escola de Vinho, que pretende ser a melhor do gênero em Portugal. Construído em uma área de mais de 30.000 m², o investimento deverá gerar 350 novos postos de trabalho quando inaugurado e deverá receber entre quinhentos mil e um milhão de visitantes por ano, o que trará progresso e aprimorará a vocação turística da região.

Vista do The Yeatman, localizado ao lado de onde será o Mundo do Vinho

Vista do Hotel The Yeatman para a cidade do Porto e Rio Doro

Além do mundo do vinho

Naturalmente a viagem a Portugal não precisa se resumir à cidade do Porto e a viagem à cidade do Porto não precisa ser só para visitar o World of Wine.

A cidade é conhecida pela sua beleza arquitetônica, pela sua excelente gastronomia e também pelas adegas locais de Vinho do Porto. Além disso, o Vinho do Porto é um dos melhores vinhos clássicos no mundo e, para os amantes deste vinho, a cidade do Porto constitui um excelente ponto de partida para um passeio pela extraordinária região vinícola do Vale do Douro, uma área espetacular onde há mais de dois mil anos existem os históricos vinhedos, plantados em encostas íngremes às margens do rio, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Após a elaboração do Vinho do Porto, este é levado a 100 km Rio Douro abaixo, em barcas de fundo chato chamadas de Rabelos, para os armazéns onde é envelhecido e depois engarrafado. É exatamente uma parte destes armazéns, de tetos vermelhos, bem em frente ao Hotel The Yeatman, que teve seu estoque de vinho movido para fora do centro da cidade, de modo a dar lugar ao Word of Wine, um lugar que certamente fará os turistas ficarem mais tempo na cidade do Porto. 

É inevitável concluir que o WoW e o Vale do Douro se completam. Quem visitar a cidade do Porto a partir de 2020 poderá confirmar essa teoria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado