Muitos brasileiros que viajam com destino a Orlando acabam indo de avião até Miami ou Fort Lauderdale, alugando um carro no aeroporto e de lá seguindo viagem. As razões que podem levar a não escolher um voo direto para Orlando variam desde a indisponibilidade para a data desejada até a opção por aproveitar as atrações de Miami em si (principalmente no que se refere a compras). As duas rotas mais comuns para ir dirigindo de Miami a Orlando (e retornar) são passando pela Florida´s Turnpike ou pela A1A. Esses são os caminhos mais curtos e por isso pouca gente pensa em fazer o percurso pela Costa Oeste. Nesse artigo você vai conhecer quatro atrações especiais – nem tão conhecidas – que podem fazer você experimentar um caminho um pouco mais longo, pelo menos uma vez na sua vida.
As atrações aqui apresentadas estão localizadas ao longo da Tamiami Trail, uma estrada que cruza a Florida de leste a oeste na sua parte Sul e depois segue rumo norte pela costa Oeste até chegar aos arredores de St. Petersburg. No total são cerca de 625 km que podem ser percorridos, sem paradas, em sete horas de viagem, porém, para que você tenha o tempo necessário para visitar as atrações, é bom reservar dois ou três dias para o percurso.
Detalhes sobre o roteiro de Miami a Orlando passando por essas atrações, incluindo mapas e as distâncias percorridas em cada trecho, sugestões de outras atrações além dessas quatro e locais onde comer e onde ficar no caminho poderão ser encontrados em outro artigo desse blog que apresenta esse roteiro imperdível e incomum de Miami a Orlando. No mais, se não estiver com pressa para ir de Miami para Orlando e se quiser acrescentar no seu curriculum de viajante um pouco de belas praias, natureza selvagem e um dos melhores museus de artes do mundo e ainda conhecer as residências de inverno de três milionários famosíssimo do passado, pode apostar nesse roteiro!
1- Everglades
O Parque Nacional e a região de Everglades ficam no Sul da Florida, bem perto de Miami, e oferece uma das melhores oportunidades que você pode ter para entrar em contato com a natureza dessa região.
Você pode fazer um safari de aerobarco, passear ao longo de lagoas com jacarés, andar a pé, de bicicleta ou de trenzinho no meio das vastas pradarias e mangues da região e ficar muito próximo das espécies animais nativas, como pássaros e … especialmente … jacarés! Poderá ainda experimentar as iguarias da região, como filé de jacaré e o caranguejo stone crab, fazer passeios e caminhadas ecológicas a pé nas inúmeras trilhas por dentro do parque (por exemplo, percorrendo trechos da Florida Trail) e ainda acampar ou fazer piqueniques. Para quem gosta de natureza é diversão garantida para, no mínimo, um dia e você só precisa levar roupas adequadas, protetor solar e repelente de insetos.
[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] Existem vários locais interessantes nessa região. Eu inclui alguns detalhes sobre os meus preferidos no artigo sobre Everglades desse BLog.
2- Casas de inverno de Thomas Edison e Henry Ford
Thomas Edison e Henry Ford foram amigos inseparáveis e por isso acabaram comprando suas casas de inverno uma ao lado da outra, de modo a compartilharem suas experiências pessoais, familiares e de trabalho durante as férias.
Esse local chamado de Edison & Ford Winter Estates fica em Fort Myers e é um passeio obrigatório para quem passa pela costa Oeste da Florida. Trata-se de uma área de 20 hectares com nove construções históricas muito bem restauradas e preservadas, incluindo um museu histórico com centenas de invenções expostas, um laboratório de pesquisa, um jardim botânico e as principais atrações: As casas de inverno de Thomas Edison (o inventor) e de Henry Ford (o fundador da Ford).
Sugiro começar o passeio no início da manhã, pelos jardins das casas e depois visitar as duas casas por dentro. Mais tarde, quando o calor chegar, visite então o museu, que tem ar condicionado.
[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] Maiores detalhes sobre essa atração estão disponíveis no artigo sobre as casas de inverno de Thomas Edison e Henry Ford nesse blog.
3- The Ringling®
John Ringling foi o mais famoso dos cinco irmãos, que em 1929 criaram a Ringling Brothers Circus, conhecido como “o maior espetáculo da terra” e que evoluiu para o conceito de circo tal como é conhecido hoje em dia. John herdou essa companhia de circo dos irmãos e se tornou um dos homens mais ricos de sua época. Ele não teve filhos e deixou uma de suas propriedades em testamento para o Governo da Florida, que a preservou e a mantem até hoje como um local aberto à visitação do público, sendo a mais importante atração turística da região.
Nesse local, situado na cidade de Sarasota, há diversão para pelo menos meio dia de passeio, dentre as quais destaco:
- a histórica mansão de inverno do casal Ringling, a qual se pode visitar internamente;
- os belos e bem cuidados jardins, por onde se pode passear, apreciar a paisagem, fazer piquenique e tirar fotos maravilhosas;
- o fantástico museu de artes, com diversas reproduções de obras renascentistas italianas e que consta na lista dos melhores museus do mundo;
- o teatro italiano, onde é possível assistir filmes e peças;
- o museu do circo, com uma exposição permanente e gigantesca de miniaturas que representam o cotidiano do mundo do circo em seus anos de glória.
Tudo é muito bem cuidado e preservado, o que ajuda a atração a tornar-se ainda mais interessante. Há lanchonetes, um pequeno restaurante e um parquinho para crianças pequenas brincarem, sendo possível, portanto, desfrutar cada atração calmamente, sem precisar sair do local.
[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] Maiores detalhes sobre essa atração, incluindo fotos que eu tirei do local, estão disponíveis no artigo sobre o The Ringling nesse BLog.
4- Clearwater
A praia de Clearwater, localizada na cidade de mesmo nome, com suas águas calmas e quentes e sua areia branca, gostosa de andar, é considerada uma das melhores praias dos Estados Unidos. O local mais interessante dessa praia é, sem dúvidas, a região em torno do Pier 60, privilegiada com um por do sol de visual imperdível. Além disso, no final da tarde e início da noite, na região próxima ao pier ocorre diariamente uma feirinha de artesanatos enquanto músicos e artistas se apresentam continuamente.
Mas a praia não é a única atração interessante da cidade de Clearwater: Pode-se fazer um passeio de barco até uma pequena ilha próxima onde se pode nadar de snorkel ou catar conchinhas e no caminho ver de perto os golfinhos que circulam pela costa. Para quem está com crianças e prefere ficar em terra há a opção de visitar o aquário marinho e, para os adultos, há restaurantes e locais interessantes para compras.
Para quem gosta de dirigir calmamente apreciando a paisagem, ao sul de Clearwater, seguindo pela Gulf Boulevard (SR 699), há uma sequencia de praias, marinas, canais e pontes que compõem uma região belíssima de cerca de 50 km até chegar ao extremo sul em Fort de Soto Park, localizado na entrada da Baia de Tampa e também conhecida como uma das praias mais belas dos Estados Unidos.
[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] Para maiores detalhes sobre a Praia de Clearwater e as demais atrações da região, consulte o artigo sobre Clearwater nesse blog.
E aí? Se gostou desse artigo compartilhe com seus amigos clicando nos ícones das redes sociais abaixo. Se quiser imprimi-lo para levar com você em sua viagem ou repassá-lo por e-mail para algum amigo, utilize os botões correspondentes, também localizados abaixo.
Se já fez esse roteiro ou parte dele e tiver algum comentário ou dica adicional sobre essas atrações escreva no campo abaixo.
[wp-svg-icons icon=”quotes-left” wrap=”i”] Se vai fazer esse roteiro, não se esqueça de visitar o outro artigo desse blog que apresenta os detalhes desse roteiro imperdível e incomum de Miami a Orlando.
Crédito das fotos desse artigo: A foto de Thomas Edison e Henry Ford Edison do GE Report Brasil Web Site. A foto da Ca´d´Zan é do Ringling Web Site. A foto do Aligator, no slide do cabeçalho é de Claudia Musso e foi gentilmente cedida para uso exclusivo nesse blog. As demais fotos são de Jodelson Sabino© e não podem ser reproduzidas, publicadas ou utilizadas sem prévia autorização por escrito do autor.
Adorei o artigo Jodelson! Parabéns!