8 dicas infalíveis para embarcar no aeroporto em tempo recorde 1


 Pessoas andando em um aeroporto

Com aeroportos cada vez maiores e mais congestionados e com a política de redução de pessoal das companhias aéreas, se você apenas seguir a velha regra de chegar ao aeroporto uma hora antes para voos nacionais, ou duas horas antes para voos internacionais, pode acabar sem tempo nem para comprar uma revista ou ir ao toalete antes de embarcar.

Filas intermináveis, funcionários abrindo a sua bolsa para inspeção e colegas de voo mal-humorados tiram todo o glamour da sua viagem e podem deixar você cansado antes mesmo de embarcar.

Sabendo disso, o melhor mesmo é diminuir e tornar menos tenso o tempo entre você chegar ao  aeroporto e estar sentado aguardado as portas do avião serem fechadas antes da decolagem. Seja a passeio ou a serviço essas dicas vão ajudar você a embarcar mais rápido e com menos transtornos.

1- Não faça check in no balcão

Check in com SmartphoneTotens da AzulCheckin fácil TAM

O check in (i.e. a identificação de passageiros, despacho da bagagem e emissão do cartão de embarque) pode ser feito pela internet, no computador ou em aplicativos para smartphones ou tablets mesmo antes de você chegar ao aeroporto. No aeroporto o check in pode ser feito em pontos de autoatendimento ou no balcão da companhia aérea do seu voo. A opção mais demorada é no balcão!

Se mesmo assim você não tiver como fazer o check in antes antes de ir para o aeroporto, muitas companhias aéreas oferecem a opção de check in em pontos de autoatendimento localizados normalmente próximos aos balcões. Se houver fila, prefira os pontos de atendimento.
Mesmo que você tenha bagagem para despachar, ainda vale a pena fazer o check in antes pois ao chegar ao aeroporto com o check in feito você poderá se dirigir a uma fila especial, geralmente muito menor, para despacho de bagagens de quem já fez o check in.

2- Pese as malas antes, especialmente as bagagens de mão.

Vamos imaginar a seguinte situação: Você pode embarcar com no máximo duas bagagens de 23 kg cada. Ao apresentar as suas duas malas para despacho você descobre que uma está com 20 kg e a outra com 25 kg. Ora, se você tivesse distribuído melhor os seus pertences entre as duas malas poderia estar com as duas malas pesando menos de 23 kg, então por não ter pesado as suas malas antes você perderá dinheiro e tempo  para pagar o excesso de bagagem, pois normalmente as atendentes que fazem o check-in e o despacho das bagagens não recebe o pagamento pelo excesso e você então terá que ir para outra fila pagar o excesso e retornar depois para despachar as malas.

Com a bagagem de mão é pior ainda: Você será obrigado a despachá-la se ela exceder o peso ou as dimensões para embarque na cabine, e mesmo que você não esteja atento para esse fato (nem a atendente da companhia aérea) na hora de despachar as bagagens, na hora da inspeção você pode ser convidado a retornar ao balcão da companhia aérea e despachar a sua bagagem de mão se ela estiver volumosa ou pesada.

Na minha opinião esses riscos de perda de tempo e dinheiro são o suficiente para justificar a compra de uma balança portátil que lhe possibilita verificar o peso das malas e da bagagem de mão quando ainda está arrumando as malas, tanto na ida quanto na volta.

3- Chegue cedo ao aeroporto

passageiros no aeroportoA Companhia Aérea é quem define quanto tempo antes do vôos você deve se apresentar para o check-in. Em geral você deve obedecer ao prazo de pelo menos uma hora de antecedência para voos nacionais e duas horas para voos internacionais. Consulte sua companhia aérea a respeito antecipadamente, mas não ache que pela sua experiência você deve chegar depois do horário estabelecido. Trânsito no percurso até o aeroporto, filas para check-in e inspeção, mudança de portão de embarque, deslocamento até a sala de embarque em aeroportos maiores além de imprevistos aleatórios são alguns dos motivos que podem te pegar de surpresa e fazer você perder o voo mesmo chegando dentro do prazo estabelecido. Todos esse motivos independem de você ter feito o check-in antecipadamente. Se essa dica não acelerar o seu embarque, no mínimo vai fazer você embarcar mais tranquilo pois vai reduzir as chances de você ficar preocupado em perder o voo.

4- Prepare-se para a inspeção

Inspeção vista de cima
A inspeção é inevitável! São normas internacionais de segurança. Antes de entrar na sala de embarque, todos os passageiros e as bagagens de mão devem passar pela inspeção no raio-X. Então, siga as instruções abaixo para tornar esse momento mais rápido e menos desagradável

  • Use sapatos confortáveis e fáceis de tirar
  • Evite embarcar trajando roupas e acessórios de metal.
  • Se for mesmo precisar de líquido e gel durante o voo, leve-os em embalagens apropriadas (menos que 100 ml e transparentes)
  • Organize as coisas na bagagem de modo que se a mesma for aberta fique mais fácil e mais rápido verificar o que há dentro
  • Guarde tudo, exceto seu cartão de embarque e documento de identificação na sua bagagem de mão. Assim você não terá que parar para apalpar seu bolsos aleatoriamente para procurar moedas, telefone celular, chaves e outros objetos metálicos, correndo o risco de deixar cair alguma dessas coisas no chão e principalmente perdê-los! A melhor forma de evitar a procura de objetos para colocar na bandeja é não tê-los para procurar, ou seja, deixá-los todos na bagagem de mão que você já vai colocar mesmo na esteira e pronto!

5- Coloque na bagagem de mão somente o que vai usar durante o voo

Moça usando uma sacola como babagem de mão no aeroportoA regra geral é a seguinte: só coloque na bagagem de mão objetos de valor, como jóias e  eletrônicos e aquilo que você vai usar desde a sua chegada ao aeroporto de origem até a chegada ao aeroporto de destino. Somente isso!

Como bem lembrou a minha amiga Lucia Catabriga, a única exceção á essa regra é uma muda de roupa (i.e. roupas íntimas e camisa ou blusa) que deve ser levada na bagagem de mão para o caso de extravio de bagagem. Quem já passou por essa experiência sabe muito bem o quanto vale ser prevenido nessas horas.

É proibido portar objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha etc. Assim, caso você se esqueça de despachá-los, esses itens terão de ser descartados no momento da inspeção. O pessoal da inspeção vai encontrar o objeto no raio-X, pedir você para abrir a bagagem de mão e localizar o objeto. Assim você perde tempo, tem sua privacidade invadida e fica sem o objeto. Quer situação pior que essa?

Só leve blusas e casacos na bagagem de mão se for absolutamente necessário, já que eles devem ser retirados e verificados separadamente na inspeção, e aí você perde tempo. Se você costuma sentir frio no avião, OK, mas se não, mesmo que esteja embarcando em um lugar frio, você pode sempre retirar ou colocar a blusa de frio na bagagem antes de despachar ou após retirar as malas na esteira, enquanto ainda está no ambiente climatizado do aeroporto. O mesmo se aplica ao caso de você estar indo para um lugar frio: poderá retirar os agasalhos da mala antes de sair do ambiente climatizado do aeroporto. Para essa operação as malas com divisões independentes ou bolsões laterais podem ser muito úteis.

6- Seja obediente e objetivo na inspeção

Só passe pelo detector de metais depois que lhe pedirem para fazê-lo. Passar antes da hora vai deixar o segurança pedir a você para retornar e aí você, além de “pagar mico”, perde tempo voltando e passando novamente.

Piadas inadequadas, reclamações inapropriadas ou ameaças só vão fazer você demorar mais tempo na inspeção. Seja cortês, faça o que lhe pedirem e somente o que pedirem. Responda o que lhe perguntarem e somente o que lhe perguntarem. Essa é a fórmula certa para não perder tempo se tiver que falar com a equipe de inspeção.

7- Seja rápido e prático depois de liberado da inspeção

Avião e cidadesColete os seus pertences na saída da esteira, certifique-se de que pegou tudo e saia rapidamente, libertando espaço para o próximo passageiro. Se precisar calçar os sapatos, vestir a blusa ou o cinto utilize as cadeiras que normalmente estão disponíveis logo adiante para esse fim, mas o importante é não ficar parado na saída da esteira, atrapalhando os outros, que se estiverem impaciente podem lhe utilizar para o desabafo.

Depois de passar pela inspeção e recolher todos os seus pertences confira imediatamente a hora e seu portão de embarque pois eles podem ter mudado e você perder tempo indo para o portão errado. A partir daí, não perca o foco no seu embarque e não se distraia com as lojinhas em sua volta. Dirija-se diretamente para o seu portão de embarque e deixe para ir ao toalete, comprar uma barrinha de cereais, uma revista ou tomar um cafezinho depois que estiver lá perto. Assim você evita o transtorno de perder o voo depois que já passou pela inspeção.

8-  Tenha em mãos os números de telefones importantes

Tenha em mãos os telefones importantesSalve no seu celular números importantes como o do telefone da companhia aérea, agência de turismo, hotel do seu primeiro destino e do serviço de transporte que utilizará no local de chegada (se for van ou táxi pré-agendado ou se for empresa de locação de veículos)  pois você poderá precisar desses números se o seu voo atrasar.

E aí? Gostou das dicas? Se sim compartilhe clicando nos botões abaixo.

Se tiver alguma dica boa para acrescentar nessa lista, deixe-a como comentário abaixo


Crédito das fotos e figuras desse artigo: A figura do avião é de Salvatore Vuono e foi obtida em http://http://www.freedigitalphotos.net/. A foto do setor de inspeção no aeroporto foi gentilmente cedida pelo Transportation Security Administration para uso nesse blog, com autorização para publicação expedida em 28/4/2015. As fotos das quiosques de check-in e do aplicativo de check-in são do acervo pessoal de Jodelson Sabino© e tem todos os direitos reservados, sendo proibida a cópia, divulgação ou uso das mesmas sem a prévia autorização expressa e por escrito do autor. As demais fotos são de domínio público.


One thought on “8 dicas infalíveis para embarcar no aeroporto em tempo recorde

Comments are closed.